Assinar:
Postar comentários (Atom)
O que você pensa quando escuta essas palavras? Proteção? Cobrança do uso de equipamento de proteção? Segurança? Pois bem, a melhor forma de falar é um conjunto de ciências que tem como objetivo promover a proteção do trabalhador no seu local de trabalho, visando à redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
Datam relatos que a ciência da segurança do trabalho começou em 2360 A.C. no Egito com o papiro Anastacius V que fala da preservação da saúde e da vida do trabalhador e descreve as condições de trabalho de um pedreiro. Aqui no Brasil as primeiras leis sobre o assunto surgiu em 1919, e em 1953 organizam-se as primeiras Comissões Internas de Prevenção a Acidente - CIPA, mas só em 1978 a segurança do trabalho ganha força com a criação das normas regulamentadoras, onde nelas constam todas as recomendações do trabalho em diversas atividades.
É importante saber que essas normas regulamentadoras não são leis, mas tem peso de lei, resumindo são passiveis de multa e penalizações, se tornando em uma grande ferramenta para transmissão da cultura prevencionista e acima de tudo uma segurança ao trabalhador para sua saúde. Um trabalho com segurança é um trabalho seguro, confiável e melhora a qualidade de vida do trabalhador. Afinal todos tem o direito de voltar para casa depois de um dia de trabalho e curtir sua família.
0 comentários:
Postar um comentário